Notícias

Rio Doce, em Olinda, recebe quarta edição do Festcrua - Festival de Cultura de Rua

22/11/2017

Vila Olímpica abrigará apresentações de brega, rap, pop, feira de economia solidária, oficinas, atividades esportivas e recreativas, além de campeonato de breaking

Dança, esporte, ritmo, poesia e conscientização social vão marcar o Festcrua - Festival de Cultura de Rua. Esta será a primeira vez que Olinda receberá o evento, que ocorre neste domingo (19) na Vila Olímpica, em Rio Doce, das 10h às 19h. A programação terá atrações culturais e esportivas, e é composta por feira de economia solidária, oficinas (grafite, basquete de rua, origami, breaking), apresentações de dança (swingueira, dancehall, popping) e atividades de skate, bike, natação e slackline, além de pocket shows de rap, pop e brega. Tudo é gratuito para o público.

O festival busca estimular práticas coletivas por meio das artes e esportes, despertar novos desejos e ações construtivas, fortalecer a unidade das comunidades e identificar novas tendências nos locais onde ele é realizado. Nas suas caminhadas por favelas, vilas e periferias, o criador e realizador do Festcrua, Cesar Andres Cronenbold, percebeu que a cultura de rua fervilhava em cada esquina por onde passava. “Isso me despertou a vontade de unir, celebrar tudo num só lugar, despertando e fortalecendo laços de fraternidade e cidadania nas pessoas que se sentem representadas nesses segmentos socioculturais e esportivos”, expõe.

Integrado à programação do Festcrua, acontece o Bradan - Brasil Break Dance Pernambuco. A competição de breaking foi criada em 2009, pela CUFA (Central Única das Favelas), e busca incentivar e dar visibilidade a rapazes e moças, entre 16 e 26 anos, praticantes dessa dança urbana - que é um dos pilares do movimento Hip Hop. Os jurados Bboy Banks, da cidade de São Paulo, Leony, de Belém (PA) e a bgirl Nathana Vieira, de Uberlândia (MG), vão julgar as duplas escolhidas numa seleção prévia, feita a partir de vídeos publicados no YouTube e pelo site www.dancasurbanas.com.br .

ATRAÇÕES MUSICAIS

Variados estilos e ritmos marcam a programação musical do Festcrua. As atrações vão do brega romântico da cantora Palas Pinho e banda Ovelha Negra, passando pela pop eletrônico da banda Triinca, pelo samba tradicional de Zema, até o rap de Lady Laay, Projeto Arrete, KBS Marques, Órbita Mental, Barbearia Naipe, Rimocrata, Schnneider, Sinta a Liga Crew (FOTO) e Cabramanos com participação de Tiger. Por falar no ex-integrante do Faces do Subúrbio, Tiger anima a festa a partir das 14h com a participação de DJ Dagga; no Campeonato de Breaking, o DJ Stanley dá o ritmo.

A Alexandre Spain Produções leva ao público apresentações de dança ligadas à cultura popular tradicional e a manifestações mais recentes como a swingueira. MCs do Alto José Bonifácio e Olinda vão se enfrentar em duelos de rimas. A dupla cômica Brown e Taw vão mostrar performance que mistura dança, rap e humor com mensagens de reflexão e crítica a respeito da violência, racismo, machismo e homofobia.

OS JURADOS DO BRADAN

Bboy Banks é o que podemos chamar de um cara multimídia. Integrante da Back Spin Crew, equipe paulista de danças urbanas com mais de 30 anos de serviços prestados ao hip hop nacional, Banks é sempre convidado para participar dos mais importantes eventos ligados a essa cultura. Nesses encontros, ele costuma fazer palestras, oficinas, recitação de poesias e vivências.

Nascido em Belém (PA), o bboy Leony começou sua trajetória na dança em 2008. Desde 2011, integra a crew Amazon Bboy. Em julho deste ano ele ganhou o título da Red Bull BC One Brazil Cypher, realizada em Fortaleza de São José de Macapá, no Amapá. Leony já havia sido vencedor do mesmo campeonato em 2013 e 2016. O paraense costuma incorporar elementos do carimbó em seu estilo.

A bgirl Nathana Venâncio estudou dança na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, cidade mineira onde nasceu. Ela é dançarina desde 2007, realiza oficinas, palestras, atuou como jurada e competidora em inúmeros eventos importantes do país e do exterior. A exemplo do Battle Break Bolivia, Baambata Hip Hop, Eurobattle Portugal, Eurobattle Brasil, Lets Battle Portugal, Conexão Hip Hop Manaus e Consciência Hip Hop Cuiabá.

OFICINAS E ATIVIDADES ESPORTIVAS

O interior da quadra e a área da Vila Olímpica serão tomadas por oficinas de grafite, origami e basquete de rua, a qual será ministrada por Jacó Rei da Rua, cearense que atua em competições nacionais e internacionais, eventos esportivos e culturais. Também vai acontecer atividades coletivas de grafitagem skate, bike, natação e slackline.

SERVIÇOS DE CIDADANIA

A Defensoria Pública de Pernambuco estará no local, durante todo o dia para receber, esclarecer e resolver problemas da população a exemplo de processos de divórcio, registros de nascimento e casamento, entre outros serviços.

FESTCRUA ORIGENS

A primeira edição do Festcrua foi realizada na cidade de Ipojuca, em 2011. Dois anos depois, em Porto de Galinhas. A terceira ocorreu no Recife, em 2015, e reuniu um grande público no Parque Santana, bairro de Casa Forte. Segundo Cesar Cronenbold, a escolha de Olinda se deu por conta da sua multiplicidade de manifestações culturais, muitas das quais concentradas em dois polos do município: a Cidade Alta e a praia. “Com a escolha de Rio Doce, acrescentamos mais uma boa alternativa de diversão e integração para os moradores do entorno”, enfatiza.

De acordo com ele, a intenção é fazer com que a periferia receba atrações e/ou atividades com mais frequência e, principalmente, com os usos e costumes dessas regiões. O Festcrua foi criado para acontecer sempre em lugares de concentração popular, com espaços destinados à prática que tenham o espaço para a prática de varias atividades culturais e esportivas.

O Festcrua é realizado sempre aos domingos e em novembro, mês que marca o Dia da Favela (4) e o Dia da Consciência Negra (20). Pessoas de todas as idades podem se engajar em qualquer uma das atividades oferecidas durante as dez horas do evento. Atividades paralelas que estimulem a cultura e o esporte de rua, produzidas por organizações e coletivos, são incentivadas e bem-vindas

O Festcrua é uma realização da empresa Os Três, CUFA Pernambuco, com o incentivo do Governo de Pernambuco, via Funcultura, além de apoio da Prefeitura de Olinda. 

Também apoiam o festival a Estiga Comunicação, Printô Informática, Associação Metropolitana de Hip Hop, Sol Pulquério Fotografia, sites Interdependente, Danças Urbanas e a Recife Sites.

SERVIÇO

IV Festcrua - Festival de Cultura de Rua 

Domingo, 19 de novembro, das 10h às 20h

Vila Olímpica - Avenida Brasil, 2018, Rio Doce, Olinda

ENTRADA GRATUITA

Atrações:

Bradan - Brasil Break Dance Pernambuco - Campeonato Estadual de Breaking

Apresentações de brega, rap, batalhas de MCs, cultura popular, swingueira

Informações: 

www.facebook.com/festcrua

www.dancasurbanas.com.br

mais

SELECIONADAS AS DUPLAS PARA O BRADAN 2017

15/11/2017

SELECIONADAS AS DUPLAS PARA O BRADAN 2017

DUPLA 1

Christopher Alex Bernardo da Silva Lima 

João Fabrício de Lima

 

DUPLA 2

Flávio Ferreira De Andrade 

Jailson Gomes da Silva

 

DUPLA 3 

Diogenes de Azevedo Lima 

Rodrigo Santana dos Santos

 

DUPLA 4 

Everton Barbosa Coutinho

Elielton Gustavo Silva.

 

DUPLA 5

Marcos Paulo 

Marcelo Giovani

 

DUPLA 6

Esdlas Jerônimo Barbosa 

José Carlos Pereira Junior

 

DUPLA 7

Richard Playton Da Silva 

Thiago Cardoso de Morais

 

DUPLA 8

Glauco Matheus Souza da silva 

Álvaro Clebson Yure Alves de Melo

 

DUPLA 9

Allandellon Barbosa da Silva 

Adriano José de lima

 

DUPLA 10

José Ailton Salvino Santiago 

Elison Franco Ferreira de Lima

 

DUPLA 11

Elvis Lins Melquiades 

Geybson Alves Silva de Lima

 

DUPLA 12

Marcio Cesar R da Silva 

Diego Felipe de Andrade Rodrigues

 

DUPLA 13

Jhonn Gibson Dartico 

Denis Godoi

 

DUPLA 14

Wellington de Oliveira Silva 

Romário José Felix de Melo

 

DUPLA 15

Jarmesson Rodrigo Santana da Costa 

Jesse Batista Ferreira

 

DUPLA 16

Wallyson Carlos Silva

Cleiton Stringlini Alves

mais

BRADAN 2017: Conheça os Jurados

13/11/2017

Conheça os jurados do BRADAN 2017

Bboy Banks é o que podemos chamar de um cara multimídia. Integrante da Back Spin Crew, equipe paulista de danças urbanas com mais de 30 anos de serviços prestados ao hip hop nacional, Banks é sempre convidado para participar dos mais importantes eventos ligados a essa cultura. Nesses encontros, ele costuma fazer palestras, oficinas, recitação de poesias e vivências.

Nascido em Belém (PA), o bboy Leony começou sua trajetória na dança em 2008. Desde 2011, integra a crew Amazon Bboy. Em julho deste ano ele ganhou o título da Red Bull BC One Brazil Cypher, realizada em Fortaleza de São José de Macapá, no Amapá. Leony já havia sido vencedor do mesmo campeonato em 2013 e 2016. O paraense costuma incorporar elementos do carimbó em seu estilo.

A bgirl Nathana Vieira estudou dança na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, cidade mineira onde nasceu. Ela é dançarina desde 2007, realiza oficinas, palestras, atuou como jurada e competidora em inúmeros eventos importantes do país e do exterior. A exemplo do Battle Break Bolivia, Baambata Hip Hop, Eurobattle Portugal, Eurobattle Brasil, Lets Battle Portugal, Conexão Hip Hop Manaus e Consciência Hip Hop Cuiabá.

mais

Duplas selecionadas: BRADAN 2016

13/11/2017

RESULTADO DA SELETIVA - BRADAN 2017
Dia 14 de novembro, às 18h resultado aqui no site e na nossa fanpage(facebook.com/festcrua)

mais

PROGRAMAÇÃO - FESTCRUA

10/11/2017

PROGRAMAÇÃO

FESTIVAL DE CULTURA DE RUA – FESTCRUA 2017 E “BRADAN – BRASIL BREAK DANCE – PERNAMBUCO: CAMPEONATO ESTADUAL DE BREAKING”

DATA: 19 DE NOVEMBRO DE 2017
LUGAR: VILA OLIMPICA DE RIO DOCE – OLINDA – PE
HORARIO: DAS 10HS AS 20HS

REALIZAÇÃO: OS 03 – CUFA PERNAMBUCO
INCENTIVO: FUNCULTURA – GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

APOIO: PREFEITURA DE OLINDA – ESTIGA COMUNICAÇÃO – PRINTÔ GRÁFICA – ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA DE HIP HOP – SOL PULQUÉRIO FOTOGRAFIA – UBER – INTERDEPENDENTE – DANÇAS URBANAS – RECIFE SITES.

10hs - Abertura Palco (Apresentação do FESTCRUA 2017 e Parceiros) + Apresentações de DJ’s Femininas.

10hs - Inicio de Atividades Culturais e Esportivas (Oficina de Capoeira, Oficina de Basquete de Rua, Feira de Economia Criativa, Serviços de Cidadania com a Defensoria Pública do Estado).

10:30hs - Apresentação Balé de Cultura Popular + Swingueira (Olinda - Alexandre Spain Produções) – Quadra

11hs – Grupo de Reggae (Rio Doce) - Palco

11:15hs – Apresentação Jacó Rei da Rua (Ceará) - Arena

11:15hs – Rapper Schnneider (Alto da Conquista) - Palco

11:25hs – Grupo de Pop Rock - Trinca (Recife) - Palco

11:45hs – Batalha de MCs (Alto José Bonifácio e Vila Olímpica) - Arena

12:15hs – Palas Pinho (Agua Fria) - Palco

12:30hs – Samba - Zema (Rio de Janeiro) – Palco

12:45hs – Chegada dos Competidores BRADAN 17

13:00hs – Grupo de Rap – Orbita Mental (Alto da Bondade) - Arena

13:10hs – Descanso para Almoço da Equipe.

14hs – Apresentação Rap Cabramanos (Agreste) feat Tiger (Alto José do Pinho) - Palco + Barbearia NAIPE (Olinda) – Quadra

14:20hs - Apresentação Dupla Cômica - Arena

14:30hs –Campeonato BRADAN 17 (DJ Stanley + MC Lulinha) – Arena + Palco

Intervalo 01 pós primeira fase mata mata – DJ Tiger (Alto José do Pinho) - Palco + Rapper Rimocrata (Olinda) – Palco

Intervalo 02 pós segunda fase mata mata – DJ Tiger (Alto José do Pinho) – Palco + Rapper KBS - Palco

Intervalo 03 pós semi-final – DJ Tiger (Alto Jose do Pinho) + DJ Dagga (Várzea) - Palco

18hs – Final BRADAN 17 – Arena

18:20hs – Apresentação Lady Laay (Olinda) -  Palco

18:40hs – Apresentação Grupo de Rap Arrete – Palco

19hs – Apresentação Grupo Sinta Liga Crew – Palco

19:30hs – Entrega de Prêmios BRADAN 17 + Cypher BRADAN - Quadra

19:45hs – Super Batalha dos Campeões BRADAN 15 x BRADAN 17 - Arena

20hs – Premiação e Encerramento da Cypher BRADAN 17 e encerramento do Evento Festcrua com DJ Tiger (Alto José do Pinho) + DJ Dagga (Várzea) – Palco.

 

mais

Alto da Conquista, em Olinda, recebeu a segunda prévia do Festcrua - Festival de Cultura de Rua.

06/11/2017

A tarde deste domingo (5) ficará marcada na memória dos moradores do Alto da Conquista, em Olinda. A comunidade recebeu a segunda prévia do Festival de Cultura de Rua - Festcrua, que levou até a Praça da Saúde momentos de diversão, conscientização social e senso de coletividade. Nos rostos de artistas, produtores, apoiadores, expositores e público o que se via eram expressões de alegria, satisfação e até surpresa com o sucesso do evento.

"Pra mim, é super importante se apresentar no Alto, porque o brega é a música da periferia. Estou aqui representando o estilo nesse evento lindo e estou completamente apaixonada", declarou a cantora Palas Pinho, que fechou a noite esbanjando carisma e romantismo, junto com a banda Ovelha Negra.

A parte musical da Prévia no Alto da Conquista começou com o DJ Tiger Rapper discotecando sons do hip hop. Instigado pelo mestre de cerimôninas César Cronenbold, o rapper, ex-vocalista do Faces do Subúrbio, fez um breve discurso no qual pedia para a imprensa chegar mais junto às comunidades para divulgar eventos como esse e não apenas se focar nas tragédias e episódios de violência que, infelizmente, ainda ocorrem nesses lugares. Foi o que fez a Rede Globo Nordeste, que deslocou uma equipe de reportagem para registrar a festa.

Criada há um ano, a Feneaalto, feira de economia criativa criada por moradores do Alto da Conquista, levou expositores e expositoras ao local e foi uma das organizações responsáveis pela realização da Prévia. "É um sonho realizado. Me sinto uma mulher realizada em dobro. Em nome de todo o grupo, agradeço a todos que estão cobrindo, trabalhando para tudo isso acontecer", disse Vanessa Jah. A coordenadora da Feneaalto não escondia a emoção pelo momento e teve seu nome saudado várias vezes por pessoas da comunidade.

O secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto "Giba" Sobral, esteve na Praça da Saúde representando o prefeito da cidade, Professor Lupercio. Para ele, iniciativas como a prévia do Festival de Cultura de Rua precisam se repetir cada vez mais, sinalizando a disposição do governo municipal em apoiar ações semelhantes. "A vinda de um evento desse porte, com a credibilidade que tem os organizadores e com a repercussão social que possui é muito importante para a cidade. E mais importante ainda é que vem pra periferia. Agora no Alto da Conquista, no final do mês em Rio Doce", exaltou Giba, citando o ponto culminante da Festcrua, que ocorre dia 19 de novembro, na Vila Olímpica, das 10h às 19h.

Para o secretário, o Festcrua traz ânimo e dá oportunidades à juventude de conhecer de perto mais cultura, mais opções de lazer, mais opções de vida. "Muitas vezes fazer capoeira, hip hop, dançar caboclinho, maracatu é uma 'vida lôca' também, só que do bem. E é isso que a gente precisa trazer para essa juventude. Eventos como esses precisam se repetir cada vez mais", reforçou.

Um dos exemplos de "vida lôca do bem" citada por Giba, é Jose Girleno, 30 anos. Ele é arte-educador e levou sua escola de capoeira à prévia do Alto, onde se apresentaram para um público atento e empolgado. "Por meio da capoeira, comecei a fazer um curso de bacharelado em educação física. Com isso, dou incentivo a meus alunos de acreditar na arte como um veículo de educação e formação de cidadania", comentou Girleno. A linha que ele segue é da Abadá Capoeira, fundada no Rio de Janeiro pelo mestre Camisa. Abadá, além de significar "par sempre" em iorubá, é uma sigla: Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira.

"O jovem sensibilizado pela arte dificilmente vai querer pegar uma arma para ferir alguém". As palavras são de Alexandre Spain, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco, sob ameça de prostituição infantil ou afetados por uso de drogas. O grupo que ele levou ao Alto da Conquista representou a cultura popular na prévia, com apresentações de maracatu, caboclinho e frevo.

Representante do hip hop feminino, LADY LAAY se juntou com o pessoal da Cena Periférica e a cantora Joanna D'arc Cintra, vocalista da Triinca, num show que empolgou a moçada. "Não adianta a gente estar apenas nos grandes palcos, em lugares centrais, se a gente não estiver na periferia, onde mais se precisa das mensagens que o rap passa. A periferia é o berço do rap e onde é que tem que estar mais presente", mandou a rapper. O samba tradicional marcou presença com o animado show de #Zema, cantor carioca radicado no Recife.

Além da Prefeitura de Olinda, e do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultra, a segunda prévia da Festcrua contou com o importante apoio da Uber . A empresa de aplicativo de transporte esteve no local fazendo uma atividade piloto. O Alto da Conquista foi o primeiro local a receber uma equipe da empresa que trabalhou para facilitar a utilização do app pelos moradores do bairro. Ações do tipo visam aproximar os motoristas que trabalham para a Uber das comunidades - as quais também terão acesso a um preço 15% mais barato do que o cobrado em locais mais centrais.

A Defensoria Pública de Pernambuco esteve no local oferecendo serviços de cidadania. Muita gente pôde tirar dúvidas envolvendo questões sobre casamento, separação e outros casos.

-------------------------------------------------------------------------------------------

O Festcrua - Festival de Cultura de Rua é uma realização da Os Três e CUFA Pernambuco (Central Única das Favelas ), com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura. Apoio da Uber, Prefeitura de Olinda, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Printô.

mais

INSCRIÇÕES PARA O BRADAN 2017 ENCERRADAS

03/11/2017

As inscrições foram encerradas no dia 01/11.

Obrigado a todos que se inscreveram para o BRADAN 2017, que vai acontecer no dia 19 de novembro, na Vila Olímpica, em Rio Doce/Olinda.

Confira através do site: www.dancasurbanas.com.br e na nossa fanpage se sua dupla foi selecionada.

RESULTADO:
09/11 - Às 18h

mais

Uber realiza ações durante prévia do Festcrua, no Alto da Conquista, em Olinda

01/11/2017

Neste domingo (5), o Alto da Conquista, em Olinda, recebe a segunda prévia do Festcrua - Festival de Cultura de Rua. Com a intenção de contribuir com a mobilidade urbana, a Uber fechou parceria com a empresa pernambucana Os Três, responsável pela realização do Festcrua, juntamente com a Cufa PE (Central Única das Favelas - Pernambuco) e o Coletivo Feneaalto (Alto da Conquista). 

Durante a realização da prévia do Festcrua, haverão promotores para ensinar a "baixar" o aplicativo no smathphone dos participantes e os mesmos terão à disposição um código promocional com o qual ganharão descontos na primeira corrida. Assim, a Uber procura facilitar o acesso de seus motoristas à comunidade, ao mesmo tempo em que esta se beneficia com mais essa opção de transporte.

mais

Brega, samba, rap, cultura popular e cidadania no Alto da Conquista

01/11/2017

Depois do Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife, agora chegou a vez de Olinda receber evento ligado ao Festival de Cultura de Rua. A segunda prévia do Festcrua ocorre neste domingo (5), no Alto da Conquista, em Olinda. As atividades, apresentações musicais e cênicas começam às 14h e vão até as 17h30, na praça conhecida como Academia da Saúde. A Feneaalto, feira de economia criativa do Alto, vai expor e colocar à venda trabalhos de diversos artesãos locais.

Na programação musical, o público vai poder o romantismo da cantora Palas Pinho (foto) e banda Ovelha Negra, o rap militante de Lady Laay e Mari Periférica e do grupo Guerrilha Zona Norte e o samba tradicional de Zema, cantor carioca radicado no Recife. O projeto Capura Vida vai representar a capoeira. Também haverá apresentações circenses (pernas de pau) cultura popular e swingueira, organizados pela Alexandre Spain Produções. O cantor e compositor Tiger (ex-Faces do Subúrbio) é o DJ do evento.

A Defensoria Pública do Estado estará oferecendo serviços de cidadania, que incluem desde prestação jurídica até exames médicos, à exemplo da mamografia. Os velhos e bons tempos das brincadeiras de rua serão revividos pelo Campeonato de Futebol de Barrinha.

Sobre algumas das atrações

Palas Pinho e Ovelha Negra 

Paixão, encontros e desencontros amorosos. Liderada pela cantora Palas Pinho, a Ovelha Negra conquistou o coração de pernambucanos e brasileiros com músicas como "Amor de rapariga", "Tem regra não" e "Maldito beijo". Palas e a banda darão sua contribuição à segunda prévia Festcrua, neste domingo (5), no Alto da Conquista, em Olinda. Ouça aqui: https://www.palcomp3.com/bandaovelhanegra

Guerrilha Zona Norte

É um coletivo de Hip Hop militante, criado em 2015, por raiz RDF do grupo Revolução da Favela, criado na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. O Guerrilha Zona Norte reúne vários artistas que trabalham com o intuito de combater o racismo e o genocídio da juventude negra das periferias.  https://www.facebook.com/guerrilhazonanorte

Lady Laay

Pernambucana, 24 anos. Nascida e criada na periferia da região metropolitana do Recife. Cantora e compositora do gênero rap, sua principal característica é o tom politizado, com músicas que abordam problemáticas sociais e tabus, como o machismo, racismo e a desigualdade social. Lady Laay participou, recentemente, do Festival No Ar Coquetel Molotov. https://www.facebook.com/ladylaay/

O Festcrua - Festival de Cultura de Rua é uma realização da Os Três e CUFA PE (Central Única das Favelas - Pernambuco), com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura. Apoio da Uber, Prefeitura de Olinda, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Printô.

Serviço:

Segunda Prévia do Festcrua - Festival de Cultura de Rua

Domingo, 5 de novembro, das 14 às 17h30

Local: Praça Academia da Saúde

Acesso gratuito

Cronograma de Atividades e Ações da Prévia do Festcrua – Alto da Conquista.

14h - Abertura Palco (Apresentação da Previa e Parceiros) + DJ (Tiger ex-faces do subúrbio)

14h30 - Inicio de Atividades Culturais e Esportivas (Campeonato de Barrinha, Graffiti, Feira de Economia Criativa FENEALTO e Serviços de Cidadania com a Defensoria Pública do Estado).

14h30 - Apresentação Balé de Cultura Popular (Alexandre Spain Produções)

15h - Apresentação de Capoeira (Abadá)

15h20 - Apresentação Pernas de Pau (Circo)

15h30 - RAP (Guerrilha Zona Norte)

15h45 – Aulão de Zumba

15h55 - Swingueira (Alexandre Spain Produções)

16h15 – Rap Feminino (Lady Laay e Mari Periférica)

16h30 - Samba (Zema e Banda - Rio de Janeiro)

16h50 - Brega (Palas e Banda Ovelha Negra)

17h30 - Palavras das Lideranças da FENEAALTO, entrega de Premiação e Encerramento.

mais

1º Prévia FESTCRUA

25/10/2017

Música, ritmo, dança, poesia e conscientização deram o tom da primeira prévia do Festcrua - Festival de Cultura de Rua. O evento ocorreu na tarde de domingo (22), na Quadra do Alto José Bonifácio, bairro da Zona Norte do Recife, e atraiu atenção da comunidade. 

O cantor e compositor Tiger (ex-Faces do Subúrbio) comandou a seleção de sons que guiaram as performances de bboys (dançarinos de breaking). Estimuladas pela energia dos movimentos, algumas crianças também arriscaram alguns passos, sob orientação dos mais experientes e improvisaram outros, por conta própria.

O Coletivo Batalha da Pracinha comandou uma batalha de MCs, que foi acompanhada com atenção pelo público. Os mestres de cerimônias Rafa Santos, Tigrão CHR e Mike apresentaram suas visões de mundo, a realidade das periferias e dos lugares onde vivem, em forma de rimas e ritmos cortantes. 

"Minhas letras, minhas músicas são voltadas para comunidade, onde a gente vê muita violência. Através do rap, da dança, do graffiti, o hip hop no seu contexto geral, estamos fazendo a mudança acontecer", declarou Mike Mc, morador do Alto José Bonifácio, e um dos responsáveis pela produção da prévia do Festcrua no bairro.

Vindo de Prazeres, bairro de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, o rapper, produtor cultural e musical Kbça, passou no evento e mandou o seu recado. "A periferia tem que se ajudar. Desse jeito, a gente chega em todo lugar", disse Kbça, ao fim da apresentação, sendo bastante aplaudido.

Sérgio Ricardo, da Associação Metropolitana de Hip Hop, destacou o fato de que o evento conseguiu reunir diversos representantes do movimento hip hop de inúmeras partes da Região Metropolitana do Recife. "À medida que a gente faz as prévias, vamos sensibilizando a população, fazendo com que ela se aproprie mais do trabalho que está sendo desenvolvido, culminando numa mobilização maior de pessoas, para o dia 19 de novembro. Lá na Vila Olímpica de Rio Doce", conclui, se referindo ao Festcrua - Festival de Cultura de Rua, que acontece pela primeira vez em Olinda.

mais

Alto José Bonifácio recebe prévia do Festcrua - Festival de Cultura de Rua

18/10/2017

O Festcrua - Festival de Cultura de Rua busca estimular, por meio de práticas coletivas, a unidade das comunidades onde é realizado. Em 2017, o evento principal ocorre no dia 19 de novembro, no bairro de Rio Doce, Olinda. Neste domingo, 22, o Alto José Bonifácio recebe a primeira prévia do Festcrua. As atividades do encontro começam às 14h, na Quadra Poliesportiva do bairro.

Participam do prévia, que tem entrada franca, os MCs Mike, Rafa Santos e Tigrão CHR, além do cantor Tiger (ex-Faces do Subúrbio), que atuará como DJ. O público também poderá acompanhar batalhas de MCs, lideradas pelo Coletivo Batalha da Pracinha, grafitagens e cypher - que é a confraternização de bboys e bgirls de breaking (dança de rua, que faz parte da cultura Hip Hop).

Mais informações sobre o Festcrua no www.dancasurbanas.com.br - único site de Pernambuco dedicado às danças urbanas.

Serviço

Primeira Prévia do Festcrua - Festival de Cultura de Rua

Atrações: Batalhas de MCs (Coletivo Batalha da Pracinha), MCs Mike, Rafa Santos e Tigrão CHR. DJ Tiger e grafitagem

Domingo, 22 de outubro, às 14h

Quadra Poliesportiva do Alto José Bonifácio

Aberto ao público

www.dancasurbanas.com.br

mais

Compaz do Alto Santa Terezinha recebe o Ginga B.Boys e B.Girls

13/10/2017

O Compaz do Alto Santa Terezinha vai ser palco da décima edição do Ginga B.Boys e B.Girls - Batlle de Breaking, no dia 28 de outubro. As batalhas ocorrem das 14h às 21h, na modalidade 3 versus 3, com 20 equipes de garotos e garotas, ao som comandado pelo DJ Stanley. O Bboy Chitos (Levi Costa) será o mestre de cerimônia, o corpo de jurados é formado por BBoy Pacheco, BBoy Thiago Cardoso e BGirl Briniss. O evento é aberto ao público.

O Ginga B.Boys e B.Girls visa propiciar e fortalecer a cidadania ativa, a identidade e sociabilidade de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social oriundos dos bairros da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, bem como alguns estados do Nordeste a exemplo do Rio Grande do Norte e Paraíba. Ele acontece desde 2008 como atividade especial dentro da programação do Festival de Dança do Recife.

Em média, o evento reúne cerca de duas mil pessoas a cada edição, sendo considerado uma das principais ações de incentivo e divulgação das danças urbanas em Pernambuco. 

As Danças Urbanas fazem parte do Movimento Cultural Hip Hop e vem se expandindo e reunindo adolescentes e jovens, principalmente aqueles que vivem nas periferias de grandes do Brasil e do mundo. Com essa arte, essa juventude socialmente excluída encontra meios de se expressar e contemplar o valor simbólico da dança, fortalecem sua autoestima, geram renda. Assim, conseguem reivindicar seus direitos e espaço dentro da sociedade. 

Serviço

Ginga B.Boys e B.Girls - Batlle de Breaking

Local: COMPAZ DO ALTO SANTA TEREZINHA, Recife, Recife/PE.

Data: 28/10/2017 

Horário: 14h às 21h.  

Batlles de Breaking 3 versus 3 com 20 equipes de BBoys e BGirls. 

DJ STANLEY 

Mestre de Cerimônia: Levi Costa (Bboy Chitos)

Jurados: BBoy Pacheco, BBoy Thiago Cardoso e BGirl Briniss

Gratuito

 

mais

Abertas as inscrições para o BRADAN - Brasil Break Dance – Pernambuco

03/10/2017

Abertas as inscrições para o BRADAN - Brasil Break Dance – Pernambuco

Já estão abertas as inscrições para duplas que queiram competir no BRADAN Brasil Break Dance – Pernambuco 2017. Criada em 2009 pela CUFA (Central Única das Favelas), a competição de breaking, modalidade 2x2, integra a programação do Festcrua - Festival de Cultura de Rua de Pernambuco, que ocorre no dia 19 de novembro, das 10h às 16h, na Vila Olímpica de Rio Doce, em Olinda. As informações e procedimentos encontram-se no site www.dancasurbanas.com.br .

O BRADAN se divide em duas etapas. Na primeira, jurados internacionais analisam vídeos enviados pelas duplas inscritas. A relação das duplas selecionadas será divulgada no dia 9 de novembro, também no site. Na segunda etapa, os competidores se apresentam no dia da realização do Festcrua (19/11). As batalhas serão julgadas por jurados nacionais, os quais definirão os três primeiros colocados.

A dupla vencedora recebe R$ 1.250, mais troféu, medalhas e encerado (lona usada para dança). Os segundos colocados levam R$ 750, troféu, medalhas e encerado. A dupla classificada na terceira posição ganha R$ 500, troféu e medalha.

mais

Bairro de Rio Doce, em Olinda, recebe quarta edição do Festival de Cultura de Rua.

24/09/2017

A cidade de Olinda recebe, pela primeira vez, uma edição do Festcrua – Festival de Cultura de Rua. O evento ocorre no dia 19 de novembro, domingo, na Vila Olímpica do bairro de Rio Doce, das 10h às 19h. A programação terá atrações culturais e esportivas, e é composta por feira de economia solidária, oficinas (graffiti, basquete de rua, origami, breaking), apresentações de dança (swingueira, dancehall, popping), mutirão de grafitagem e atividades de skate, bike, natação e slackline, além de pocket shows de rap e brega.

O festival busca estimular práticas coletivas por meio das artes e esportes, despertar novos desejos e ações construtivas, fortalecer a unidade das comunidades e identificar novas tendências nos locais onde ele é realizado.Nas suas caminhadas por favelas, vilas e periferias, o criador e realizador do Festcrua, Cesar Andres Cronenbold, percebeu que a cultura de rua fervilhava em cada esquina por onde passava. “Isso me despertou a vontade de unir, celebrar tudo num só lugar, despertando e fortalecendo laços de fraternidade e cidadania nas pessoas que se sentem representadas nesses segmentos socioculturais e esportivos”, expõe.

A primeira edição do Festcrua foi realizada na cidade de Ipojuca, em 2011. Dois anos depois, em Porto de Galinhas. A terceira ocorreu no Recife, em 2015, e reuniu um grande público no Parque Santana, bairro de Casa Forte. Segundo Cronenbold, a escolha de Olinda se deu por conta da sua multiplicidade de manifestações culturais, muitas das quais concentradas em dois polos do município: a Cidade Alta e a praia. “Com a escolha de Rio Doce, acrescentamos mais uma boa alternativa de diversão e integração para os moradores do entorno”.

De acordo com Cesar, a intenção é fazer com que a periferia receba atrações e/ou atividades com mais frequência e, principalmente, com os usos e costumes dessas regiões. O Festcrua foi criado para acontecer sempre em lugares de concentração popular, com espaços destinados à prática que tenham o espaço para a prática de varias atividades culturais e esportivas.

O Festcrua é realizado sempre aos domingos e em novembro, mês que marca o Dia da Favela (4) e o Dia da Consciência Negra (20). Pessoas de todas as idades podem se engajar em qualquer uma das atividades oferecidas durante as dez horas do evento. Atividades paralelas que estimulem a cultura e o esporte de rua, produzidas por organizações e coletivos, são incentivadas e bem-vindas

mais

Interdependente - Música e Conhecimento

22/09/2017

23 de Setembro, às 13h30, na Rádio Universitária, um grande bate papo de conhecimento e música.
Um dos assuntos será o Nascimento e Desenvolvimento do Hip Hop, com Sérgio Ricardo, o Sociólogo da Favela.
Quem comanda a apresentação é AD Luna, com edição Gustavo Augusto.

Ouça também: www.interdependente.com


mais

19 de Novembro - Festival Cultura de Rua

18/09/2017

O Festival de Cultura de Rua de Pernambuco (Festcrua) chega em 2017 a sua quarta edição. Este ano, o evento será realizado, pela primeira vez, em Olinda. Na programação, diversas atividades ligadas à cultura de rua: danças (brega, breaking, swinguera, etc), esportes como capoeira, skate, bike e basquete de rua, música (brega, rap, frevo e pop). Dentro do universo do hip hop, haverá também oficinas de graffiti, MC e DJ e rodas de diálogo (quinto elemento do Hip Hop. O público também terá acesso a feirinhas com exposição de produtos artesanais relacionados com a cultura do hip hop.

19 de Novembro o FESTCRUA será realizado!

Acesse nossa fanpage: facebook.com/festcrua

mais

"Conexão Dança: O frevo e o Passinho"

18/04/2017

Em abril, o Paço te reserva encontros inesquecíveis de interações entre o frevo e outras expressões culturais. No Dia 27/04, às 10h, nosso Observatório do Frevo apresenta, em edição especial, a programação "Conexão Dança: O frevo e o Passinho", que conta com um debate sobre os desafios e reflexões das duas danças, seguido de um duelo de passos com representantes de cada expressão. 

O acesso é gratuito e imperdível, por isso anota aí na agenda e se prepare para as interações e vivências do Paço do Frevo! :)

mais

Workshop Danças Urbanas Hip Hop

03/04/2017

Atenção: Ainda restam algumas vagas! Participe!

Informações: 983578615 ou no local.

mais

Carnaval - 2017

20/02/2017

Programação Carnaval Recife 2017

 

A Programação no Marco Zero, principal polo de carnaval do Recife, já foi divulgada. Algumas das atrações em destaque são Alceu Valença, Elba Ramalho, Jota Quest, Titãs, Jorge Aragão, Vanessa da Mata e Lenine. Confira mais:

 

Atrações Carnaval Recife Antigo – Sexta 24/ 02/ 2017 

 

19h00 – Homenagem a Nana Vasconcelos

20h30 – Tribo Indígena Carijós do Recife

21h00 – Almir Rouche + Convidados

23h00 – Spok Frevo Orquestra e Ed Carlos

00h00 –  Marrom Brasileiro e Nonô Germano

Atrações Carnaval Recife Antigo – Sábado 25/ 02/ 2017 

 

20h00 – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo

21h20 – Coral Edgard Moraes e Nena Queiroga

22h40 – Vanessa da Mata

23h59 – Lenine

01h20 – Gaby Amarantos

[+] Veja a melhor opção de Camarote

Atrações Carnaval Recife Antigo – Domingo 26/ 02/ 2017

 

16h00 – Antúlio Madureira e Cia Forrobodó

20h00 – Maestro Duda

21h20 – Karynna Spinnelli e Maestro Forró e Orquestra Pop. da Bomba do Hemetério

22h40 – Andreia Luiza, Belo Xis, Gerlane Lops, Luisa Pérola, Patusco e Ramos Silva

00h10 – Jorge Aragão

01h30 – Leci Brandão

[+] Veja a melhor opção de Camarote 

Atrações Carnaval Recife Antigo – Segunda 27/ 02/ 2017 

 

21h00 – Gustavo Travassos

22h20 – Orquesta Contemporânea de Olinda

23h40 – Titãs

01h00 –  Jota Quest

[+] Veja a melhor opção de Camarote

Atrações Carnaval Recife Antigo – Terça 28/ 02/ 2017 

 

20h00 – André Rio e Luciano Magno

21h20 – Geraldo Azevedo

22h40 – Alceu Valença

00h00 – Elba Ramalho

02h30 – Orquestrão

[+] Veja a melhor opção de Camarote

Além do Polo Marco Zero, que reúne as principais atrações, há programação em diversos outros polos na cidade.  Confira aqui a programação completa do Carnaval de Recife (PDF).

 

Atrações em destaque nos polos descentralizados:

 

Alto José do Pinho

 

Sábado 25/02: Lenine e Devotos

 

Domingo 26/02: Mundo Livre S/A, Marcelo Yuka e Karina Buhr

 

Praça do Arsenal

 

Domingo 26/02: Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci

 

Brasília Teimosa

 

Segunda 27/02: Leci Brandão e Lia de Itamaracá

 

Campo Grande

 

Domingo 26/02: Vanessa da Mata

 

Cordeiro

 

Segunda 27/02: Jorge Aragão

 

Ibura de Baixo

 

Segunda 27/02: Alceu Valença

 

Terça 27/02: Fulô de Mandacaru

 

Lagoa do Araça

 

Domingo 26/02: Gaby Amarantos

 

Segunda 27/02: Geraldo Azevedo

 

Linha do Tiro

 

Segunda 27/02: Elba Ramalho

 

Várzea

 

Domingo 26/02: Titãs

mais

HipHop - Edição Pré-Carnavalesca

20/02/2017

O Polo Hip Hop surgiu a partir da mobilização e organização do Movimento Hip Hop como forma de inclusão do seguimento nas politicas públicas de juventude na área de cultura, cidadania e lazer. Tendo a Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco como protagonista nessa conquista. O projeto integra as linguagens artísticas da Cultura Hip Hop - danças urbanas, graffiti, DJ, MC e o conhecimento. Aonde ao longo de seus 14 anos de existência vêm estabelecendo parcerias com o poder público, dessa forma contribuindo com o protagonismo artístico juvenil através da promoção cidadania e da cultura de paz. Assim como pela inclusão socioeconômica e cultural da juventude através do acesso aos bens culturais e a geração de trabalho e renda através do fomento de shows de bandas de rap, danças urbanas, DJs e mostra de graffiti.

mais

Votação: Escolha com a gente o nome da Troça do Paço do Frevo

25/01/2017

Escolha com a gente o nome da Troça do Paço do Frevo e se programe pra ferver no nosso Carnaval! Basta decidir entre as opções sugeridas e clicar na reação do Facebook correspondente ao nome:


"Eu Me Paço Mesmo" (Clique em ❤️) 

"Meu Paço Ferve" (Clique em 😄)

"T.C.M. Tô No Paço" (Clique em 😮) 


A votação é válida até o dia 27/01/17!

mais

Projeto Cidadania No Morro

25/01/2017

Projeto Cidadania No Morro

Programação: Encontro Cultural no (Caique, Recife/PE) 2017.

 

MANHÃ & TARDE:

Montagem de Som e Grid. 08h00h

Chegada do Dj Stanley - as 10:00h

Atividade recreativa e esporte e lazer – 08:00h  as 12:00h

>Oficina de Futsal. 

>Oficina de SlackLine.

>Oficina de Skate.

>Oficina de Graffit e Multitrão.

>Oficina de Breaking.

>Oficina de Jogos Populares e Recreação.

>Animação com o grupo - Rede Fazer o Bem.

>Exposição da Feira de Artesanato Feneaalto.

>Grupo de Arrecadação Praticando o Amor

>Corte de Cabelo (Gratis)

>Microfone Aberto 10:00h as 22:00h

TARDE:

Dj Stanley: 14:00h

Mestre de Cerimônia (Sociólogo da Favela & Chitos)

Cypher nos Intervalos: 14:30h

Apresentações: 

>Nexo Invisível – 15:00h – (20 Minuto)

> Coletivo Bronx -  15:30h

>Cena periférica – 16:00h – (20 Minuto)

Intervalo - Cypher: 16:30h

>JB – Pregação – 17:00h – (20 Minuto)

Intervalo – Apresentação: Step Evolution Crew -> 17:30

>Uff King – 18:00h – (20 Minuto)

Intervalo - Cypher: 18:30h

>Sr: Kabeça – 19:00h (20 Minuto)

Intervalo – Apresentação -> THE AFT –> 19:30h

>Ibura Bagdá – 20:00h – (20 Minuto)

Intervalo - Cypher 20:30h

>Costa Leste – 21:00h – (20 Minuto)

>TielMorais e os Aliados – 21:30h



Realização:

1° Logo Marca ->Projeto Cidadania no Morro

2°Logo Marca ->Prefeitura do Recife 

3°Logo Marca ->Esporte e Lazer da Cidade - PELC

Parceiros:

AMH2PE

Step Evolution Crew

MANGUE CREW

Cores do Amanhã

Corjas Produções

Quatro Pretos Produções

Governo Presente

Praticando o amor

Rede Fazer o Bem

Artesanato Feneaalto

Cufa -PE

No PE no Ouvido (Radio FM 90,9)

mais

O ENCONTRO DAS FAVELAS

14/12/2016

O ENCONTRO DAS FAVELAS

O Evento acontecerá no dia 18 dezembro de 2016, e vai contar com multirão de graffiti, show de Rap e Batalha de Breaking 2x2. A inscrição para a Breaking é no valor de R$10,00 (Dez Reais) + 01 Kg de alimento e 
às 14h dará início as inscrições pra as batalhas de breaking.

O encontro será na Imbiribeira, na Quadra Dacing Days.

A arrecadação de alimento, livros, roupas, será para ser destribuido no Natal para as famílias carentes;.


mais

BLACK IS BEAUTIFUL

29/11/2016
BLACK IS BEAUTIFUL

Desfile da beleza negra + apresentações

A temática da exposição BLACK IS BEAUTIFUL busca explorar as nuances da participação do negro no mercado brasileiro de moda, desenvolvendo uma análise que nos ajuda a compreender o processo introdutório dos modelos e manequins afro brasileiros na indústria de moda nacional. “ O movimento negro no Brasil é hoje considerado uma referência. A partir do empenho de diversos atores sociais, atualmente já se celebra no dia 20 de novembro, o dia da Consciência Negra, que é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A falta de participação do modelo negro na semana de moda mais importante do país leva à conclusão que nesse âmbito, cercado de formadores de opinião, ainda pende-se ao arcaico. Vê-se uma urgência para que esse aspecto retrógrado da moda nacional, com características Imperialistas, seja superado para que finalmente a indústria brasileira de moda seja fiel as suas raízes raciais e culturais.

mais

III Encontro de Pesquisadores do Frevo - programação anual dedicada às múltiplas reflexões sobre a expressão cultural do frevo.

22/11/2016

De 22 a 26 de novembro o Paço sedia o III Encontro de Pesquisadores do Frevo - programação anual dedicada às múltiplas reflexões sobre a expressão cultural do frevo. 

A cerimônia de abertura esta marcada para esta terça (22), das 19h às 21h, e conta com uma palestra com o tema "Sentidos do Festejar", ministrada por Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (UFRJ) e Carmem Lélis (SECULT).

Confira a programação completa do evento e se inscreva no site pacodofrevo.org.br/iii-encontro-de-pesquisadores-do-frevo

QUARTA-FEIRA (23)

9h às 12h | Rodas de Diálogo

14h às 18h | MESA 1 - Festas e Cultura Popular: entre o mercado e as políticas públicas | com André Lira e Rafael Moura


QUINTA-FEIRA (24)

9h às 12h | Oficinas e minicursos

14h às 18h | MESA 2 - Festas e Cultura Popular: entre a rua e o palco | Maria Flor e Lúcio Enrico Vieira


SEXTA-FEIRA (25)

9h às 12h | Oficinas e minicursos

14h às 18h | LANÇAMENTO DE LIVRO - Acervo Recordança

15h – Mesa 3: “Escritas da história: diferentes modos de refletir sobre a memória da dança”, seguida de debate


SÁBADO (26)

9h às 12h | VISITA DE CAMPO À SEDE DO BLOCO CARNAVALESCO MISTO BATUTAS DE SÃO JOSÉ

16h | SÁBADO NO PAÇO ESPECIAL: Encerramento do III Encontro de Pesquisadores do Frevo

Com Orquestra Acadêmica do Paço, Orquestra Leão do Norte e Orquestra da Luz

mais

Dia da Favela! Salve, salve, favela!

04/11/2016

Todo dia, é dia de exaltar as qualidades que existem dentro delas! Nossa homenagem ao Dia da Favela! Salve, salve Favela! #DiaDaFavela

mais

Parabéns, Nelson Triunfo.

28/10/2016

Parabéns, Nelson Triunfo! 
Parabéns pelos os seus 62 anos de muito Black Soul Funk e Breakin. Nelson, Pernambucano da cidade de Triunfo, interior do estado, é considerado por muitos o Pai do Hip Hop brasileiro e demonstra que a dança não mede distâncias nem conquistas!

mais

Escola Aberta do Paço

17/10/2016

Que tal experimentar nossos cursos de dança e se preparar para o Carnaval? No dia 23 de outubro, a partir das 15h, a ação "Escola Aberta do Paço" oferece uma experimentação gratuita das nossas aulas de frevo. Conheça o que cada curso oferece e se inscreva através do nosso site:pacodofrevo.org.br/programacao

CURSOS:
FREVO BRINCANTE, com Wilson Aguiar e Maria Flor;
FREVO IMPROVISO, com Otávio Bastos;
FREVO PILATES, com Jefferson Figueiredo;
DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS, com Júnior Viégas.

mais

Programação Ginga B.boys e B.girls 2016

12/09/2016

Programação completa do Ginga 2016. O evento esse ano está cheio de novidades, confira todas elas e se programe para poder aproveitar o máximo. Você não vai perder essa, vai? #Ginga2016EuVou

 

link da programação completa - https://gingaboysbgilrs2016.blogspot.com.br/

mais

Vem aí - Ginga B.boys e B.girls 2016

07/07/2016

Fiquem atentos na fanpage da Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco
www.facebook.com/AMH2PE

mais

PROGRAMAÇÃO OFICIAL: Festival Todo Poder A Elas - 1º Edição

07/07/2016

PROGRAMAÇÃO OFICIAL: Festival Todo Poder A Elas - 1º Edição <3

 

[MANHÃ (Motivacional /Auto Estima) - 9 às 12h:]

- OFICINAS (a pessoa vai ter que escolher entre uma delas)

09:00h•Crochet (Thaís Martins)

09:00h•Graffiti: (Gabriela Okpijah Bruce)

09:00h•Dança Contemporânea: Vivência do sagrado feminino (Maria Miranda)

09:00h•Dança popping (Hulli Cavalcanti)

09:00h•Oficina Lambe-Lambe (Colativa)

- PALESTRAS/DEPOIMENTOS

10:00h•Periféricas: Mulher da periferia e sua necessidade de lutar (Maria Janielly)

10:20h•Flores do Brasil: Mulheres, hip-hop e artivismo (Gabriela Okpijah Bruce)

10:40h•Point Bomb Recife: Ser mulher e líder em um coletivo entre tantos homens. (Edgleice Barbosa)

11:00h•Cores do amanhã: como uma mulher pode transformar a realidade da sua comunidade (Jouse Barata)

11:20h•Saúde psicológica e emocional da mulher (Simone Brito [Psicóloga e Arteterapeuta - NAPI])

11:40h•Efeitos diretos e indiretos das drogas na vida das mulheres (Sulamy Borba - SECOD)

• SERVIÇOS DE ESTÉTICA: 

A partir das 9h (ordem de chegada)•Serviços gratuitos de estética (afro e não afro) 

• MUTIRÃO GRAFFITI FEMININO (Apenas 15 vagas por causa do pouco espaço) - A partir das 9h

• EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA VEM FLORIR (Isabela Marinho) A partir das 9h

• SORTEIO DE BRINDES (A partir de 9h)

• FEIRINHA (A partir de 9h)

 

[TARDE (Conhecimento/empoderamento/politização) 12:45h às 16:00h:]

- CINE-DEBATE 

12:45h•Cineclube (Coletivo Afronte)

- RODAS DE DIÁLOGO

14:00h•Empoderamento da mulher LGBT (Katarina Mendes, Dandara Alves, Patrícia Naia)

14:25h•Empoderamento e luta da mulher negra (Mediadoras: Patrícia Araújo, Vitoria Caetano, Joy Tamires)

14:50h•Feminismo (Mediadoras: Rebecca França, Marília Nascimento, Analba SOS Corpo)

- PALESTRAS

15:15h•Empreendedorismo feminino (Michele - Secretaria de Empreendedorismo do Recife)

15:40h•Violência contra a mulher (Secretaria da Mulher do Recife) 

---------------------------------------------------------------------

[NOITE (Cultural/Entretenimento) 16:00h às 19h:]

- ESPETÁCULOS TEATRO-DANÇA:

16:00h•'Cara da Mãe' [Sagrado feminino] (Coletivo Cênico Tenda Vermelha

16:45h•Apresentação de Popping: Hulli Cavalcanti

- INTERVENÇÃO TEATRAL: 

17:00h•Cris Nascimento [Loucas da Pedra Lilás] 

- INTERVENÇÃO POÉTICA: 

17:15h•(Pollyane Carlos)

- SHOWS

17:30h•Sistren Reunion

18:00h•Donas 

18:30h•Poder Feminino Crew - PFC

mais

FESTIVAL TODO PODER A ELAS - 1º EDIÇÃO

02/05/2016

FESTIVAL TODO PODER A ELAS - 1º EDIÇÃO

O Evento realizado pelo coletivo 
Poder Feminino Crew - PFC em parceria com o Museu da Abolição, Secretaria da Mulher do Recife, e SECOD – Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras drogas e outros coletivos, tem como objetivo promover conscientização e empoderamento das mulheres de todas classes sociais, porém com foco nas mulheres da periferia, pois a maioria dessas, pela falta de conhecimento, acabam reproduzindo machismo, têm seus direitos cerceados, são submissas, sofrem violência doméstica, tem jornada de trabalho dupla (no emprego e em casa), dedicam-se tanto a vida familiar que acabam esquecendo até de si mesmas, e acabam mais propícias ao uso de drogas, ou têm sua vida afetada pelas drogas diretamente por seu marido ou filhos serem usuários. Daí parte a proposta do evento, (SEM FINS LUCRATIVOS, e feito de forma colaborativa), de trazer conhecimento à essas mulheres, através de palestras, cine-debate, rodas de diálogo, oficinas, e outras atividades (in)formativas, para lhes conscientizar da opressão que sofrem, lhes informar seus direitos, e lhes estigar a questionar e reivindicar, lhes ajudar a resolver os problemas sociais que lhe afetam, mostrar-lhes o poder que elas tem sobre si, e o poder que elas tem de transformar a realidade à sua volta. Tudo ensinado por mulheres, para mulheres. Outro ponto que o evento irá trabalhar é a melhora da auto-estima dessas mulheres que tanto sofrem por não se encaixar no padrão de beleza que a sociedade e mídia impoem, e também pelo racismo, e preconceito que ainda existe com o cabelo crespo, lhes encorajando a assumir sua identidade, seu cabelo, seu corpo, sua cor e sua origem. Essa promoção da autoestima será realizada através de palestras motivacionais, cases de sucesso, serviços gratuitos de estética (escova, corte, penteados, maquiagem, tranças, penteados afro e etc). Além disto, o evento também objetiva dar visibilidade ao trabalho das artistas femininas de Recife (de vários estilos) que tem tão pouco espaço e poucas oportunidades pelo fato de terem seus trabalhos invisibilizados nesta sociedade tão machista na qual vivemos. Dessa forma, além de mostrar o trabalho dessas artistas femininas com shows e apresentações culturais das mesmas, estaremos também trazendo entretenimento e diversão à essas mulheres da periferia que tem a vida tão amargada pelas opressões cotidianas.

Dia: 26/06
Local: Museu da Abolição
(Rua Benfica, 1150, bairro da Madalena, Recife-PE)

mais

D.D.Dança Evento

15/04/2016

D.D.Dança
EVENTO GRATUITO

Data: 24 de Abril

Horário: 18h
Local: Torre Malakoff - Recife Antigo

mais

Escreve pra gente.

06/04/2016

Você conhece o site Danças Urbanas?
O site Danças Urbanas é um portal notícias sobre todo o universo de danças urbanas. É um meio para que possamos dar visibilidade para todos os eventos que envolvam essa cultura. A nossa principal fonte de notícia é você, e por esse motivo, estamos convidando você,para que escreva pra gente, que nos mande uma matéria ou divulgue o seu evento no nosso site.

Email: 
cufaempernambuco@gmail.com

mais

Pernambuco perde o percussionista Naná Vasconcelos.

09/03/2016

Pernambuco perde o percussionista Naná Vasconcelos.

O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife.  Ele estava com câncer de pulmão. Apesar do câncer, Naná participou da abertura do Carnaval do Recife no Marco Zero, neste ano, na companhia de 400 batuqueiros. E seu último carnaval, o percussionista dividiu o palco com o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, grupo centenário homenageado no carnaval do Recife, com o Maracatu Nação Porto Rico, também celebrado, e com os cantores Lenine e Sara Tavares, de Cabo Verde.

 

Apelidado de Naná pela avó, a música sempre foi a mola propulsora de Juvenal de Holanda Vasconcelos. Ele não media palavras para descrever seu amor e conexão com ela. Era como se a música fosse a energia, a batida, que movia o coração do percursionista. E é assim, que vamos sempre lembrar, desse grande ícone da música Pernambucana.

mais

La Ursa dos Pirraias

02/02/2016

No último Domingo(31), no Recife Antigo, aconteceu o primeiro ano do La Ursa dos Pirraias. Uma iniciativa Cufa Pernambuco e apoio da Casa da Moeda, o momento foi para as crianças e os pais curtirem uma prévia carnavalesca. Com direito a Kit Folião, as crianças tiveram cama elástica, pintura no rostinho, oficina de percussão, pipoqueira e algodoeira e claro, muita animação. Os pais e parentes assistiram todo o talento das crianças na percussão, que contou com o apoio do Grupo Percussivo Quebra Baque.

Para animar ainda mais a festa, as crianças com os instrumentos e apoio do Quebra Baque, desfilaram pelas ruas do Recife Antigo, arrastando o La Ursa dos Pirraias. Ao som de "A La ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro", muitos foliões caíram na graça das crianças. Não podería faltar os gritos de "É pirangueiro!" para os que não colaboraram e os "É gente boa!" para aqueles que não foram pirangueiros. Tudo isso de forma muito saudável e todos receberam a brincadeira de forma muito positiva.

A La Ursa dos Pirraias teve o seu primeiro ano e com a promessa que cada vez mais os pequeninos foliões marcarão presença. Próximo ano tem mais novidades.

mais

BRADAN PE 2015: Todos os ingredientes de uma grande FINAL.

16/11/2015

Domingo(15), no Parque Santana, localizado do Bairro de Casa Forte no Recife, aconteceu o Festival Cultura de Rua - FESTCRUA. A programação contou com oficinas gratuitas de Breaking, Graffiti e Basquete de Rua para as crianças e claro, a criançada curtiu demais o momento. Houve apresentações de Hip Hop e o momento mais esperado do dia,  a Final do BRADAN PE 2015 (Brasil Break Dance - Pernambuco 2015), o campeontato Pernambucano de Breaking, na modalidade 2x2.

Às 15h as batalhas começaram e todos os ingredientes de uma final estiveram presentes. Arquibancadas lotadas, torcidas animadas, muita expectativa das duplas participantes e batalhas de tirar o fôlego. Os Jurados Internacionais, composto por Abraham (Bolívia), Arex (Colômbia) e Ariez (Argentina) presenciaram batalhas de alto nível. Ao todo foram 8 (oito) batalhas até conhecermos a dupla campeã. Nos intervalos das batalhas, shows de Rapper com a presença de Long MC (Pernambuco) e MC Jaki(México) animava ainda mais o momento e Jacó Rei da Rua, com muita habilidade com as mãos, no basquete de rua, convidada a platéia para um desafio de tocar a bola de basquete, tudo isso com muita música com o DJ Beto. Ao término das batalhas, o BRADAN PE 2015, consagrou a dupla campeã, Invictus e Chester.

A dupla Invictus (Rodrigo) e Chester (Lucas) da Paraíba foi a dupla Campeã. O segundo lugar ficou para a dupla do Recife com Sinistro (Wellington) e Loko (Bruno) e o terceiro lugar também da Paraíba, a dupla Jonas Flex (Jonas) e Bronx (Wallisson). Além do troféu e medalha, prêmio em dinheiro para os três primeiros lugares. A torcida mais animada foi premiada com um encerado. O prêmio de melhor torcida ficou com a torcida do Ibura. Os prêmios foram entregues pelos os jurados internacionais e o primeiro lugar foi entregue por Aline Mariano, da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas - SECOD.

O Evento contou com a presença dos Jurados Internacionais, com Aline Mariano e equipe da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, matéria da Rede Globo Nordeste e Gilberto Yoshinaga, escritor do livro do Sertão ao Hip Hop, de Nelson Triunfo.

O BRADAN PE 2015 é uma realização Cufa Pernambuco, com incentivo do Funcultura e apoio da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas - SECOD, Rede Globo Nordeste, Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco, Instituto de Desennvolvimento e Gestão - IDG e Cores do Amanhã.

mais

CARAVANA GRAFFITI 2015 – “FAÇA USO DA PINTURA PARA TORNAR OS PENSAMENTOS VISÍVEIS.”

16/11/2015

Novembro de muitas ações da Cufa Pernambuco.

Nos dias 04, 05 e 06 de Novembro, em Paulista, estará passando as duas primeiras Caravanas Graffiti 2015. A Caravana Graffiti é um Projeto Cufa Pernambuco, recebe o aporte do Funcultura e apoio de parceiros. Consiste em 3 dias de ação onde divide-se em Palestras, Oficinas e Apresentações Culturais. No primeiro dia, ocorrem palestras sobre “Empreendedorismo”, “Preservação do Patrimônio”, “Graffiti e Arte” e “Graffiti e Sonhos”. No segundo dia, ocorrem as oficinas de Fotografia, Stêncil, Desenho, Graffiti Livre e Grraffiti e Design. E por último, no terceiro dia, acontecem as apresentações com um MC e outros. A Caravana leva informação, cultura e arte para os jovens das escolas pública e todos os alunos ficam maravilhados e envolvidos nas atividades, gerando assim, um impacto e envolvimento muito grande, o que oferece um legado deixado pela Caravana Graffiti nas escolas que ela passa.

Essa Caravana Graffiti tem um gosto especial, pois a mesma começou no dia 04 de Novembro, dia que comemoramos o Dia da Favela. Foi uma grande festa e durante todo o evento o discurso de fortalecimento das favelas e comunidades.

A Caravana Graffiti continua. Dessa vez, no Bairro de Peixinhos, em Olinda, nos dias 12 e 13 de novembro. A Escola Santo Inácio de Loyola, recebeu a Caravana Graffiti e com muita festa e aprendizado foram realizadas. Nelson Triunfo, pai do Hip Hop no Brasil, marcou presença, dançou, conversou e brincou muito com os jovens. Eles ficaram encantados com o jeito espontâneo e simpatia de Nelson Triunfo. Em poucos minutos todos já estavam dançando e empolgados com o encontro. O momento contou com a presença do Abraham Vidal, B.boy da Bolívia, que esteve presente na Caravana Graffiti e foi Jurado internacional no BRADAN PE 2015, que aconteceu também no mês de novembro, no dia 15.

Nelson Triunfo passou alguns dias em Recife e realizou um Workshop de Danças Urbanas, marcou presença na Caravana Graffiti e fez o Lançamento do seu Livro do Sertão ao Hip Hop. Gilberto Yoshinaga, escritor do livro, também esteve presente em todos os momentos citados.

mais

A Cufa Pernambuco convida Nelson Triunfo para as suas ações.

13/11/2015

Com muito orgulho e satisfação, informamos que de 12/11 até 14/11, Nelson Triunfo é o convidado especial das ações da CUFA Pernambuco.

Natural de Triunfo, cidade no sertão pernambucano, Nelson leva em seu nome suas origens, que também fazem parte de suas composições peculiares e vanguardistas em dança e música. Nelson Triunfo é, talvez, o artista mais importante para a cultura de rua no Brasil. Atuando, principalmente, na dança, Nelson hoje é referência nacional e internacional quando se fala em breaking e hip hop.

Nesta semana, Nelson é convidado do BRADAN Pernambuco 2015 – Brasil Break Dance Pernambuco, campeonato pernambucano de breaking, realizado pela CUFA Pernambuco com o fomento do FUNCULTURA 2014-2015. Além de participar das ações do BRADAN, Nelson Triunfo realizará participações especiais em várias atividades realizadas pela CUFA Pernambuco:

• 12/11 (15h-17h): Oficina de Breaking no Teatro Hermilo Borba Filho (aberta ao público, para até 20 participantes, com inscrições no local, a partir das 14h30, por ordem de chegada).

• 13/11 (10h30-12h): Visita a Escola de Referência em Ensino Médio Santo Ignácio Loyola, em Olinda, para participação especial na Caravana Graffiti, projeto da CUFA Pernambuco.

• 13/11 (12h30-14h30): Visita ao Paço do Frevo, durante a Hora do Frevo, que contará com apresentação do Projeto “Frevo para Clarineta”, do profº Jailson Raulino.

• 14/11 (14h30-17h30): Sarau no Cais do Sertão. A partir das 15h, o Sarau contará com a participação de Gilberto Yoshinaga, autor da biografia de Nelson Triunfo intitulada "NELSON TRIUNFO: Do Sertão ao Hip-Hop". Haverá leitura de trechos do livro, participação de poetas e repentistas, além de, ao final, a CUFA Pernambuco promover a Ocupação Danças Urbanas, cypher aberta ao breaking e a todos os ritmos que se utilizam das ruas como expressão. Basta trazer o pen-drive com as músicas e dançar, junto com Nelson Triunfo!

mais

Muito aprendizado e muita dança em Workshop de Nelson Triunfo.

12/11/2015

Muito aprendizado e muita dança em Workshop de Nelson Triunfo.

A Cufa Pernambuco em parceria com o Teatro Hermilo Borba Filho, ofereceu um Workshop de Danças Urbanas, ministrado por Nelson Triunfo nesta quinta-feira(12), no Teatro Hermilo Borba Filho, foi marcado por muito aprendizado e claro, muita dança. Nelson Triunfo dialogou com jovens e que com muito entusiasmo, vidrados, prestavam atenção em cada palavra dita por Nelson. Depois de uma roda de diálogo, Nelson Triunfo animou e movimentou os jovens com suas coreografias. O Workshop foi gratuito com limite de inscritos.

No enceramento, Nelson Triunfo e Gilberto Yoshinaga, fizarem um sorteio do livro Do Sertão ao Hip Hop, de Nelson Triunfo. Os jovens também foram convidados a comparecer no lançamento do livro, que acontece no dia 14 de novembro, às 15h, no Cais do Sertão, no Recife.
Nelson Triunfo e Gilberto Yoshinaga estarão presentes.


mais

Nelson Triunfo fará Workshop sobre Danças Urbanas no Recife

11/11/2015

Nelson Triunfo ministrará um Workshop em Danças Urbanas, no Teatro Hermilo Borba Filho, às 15 do dia 12 de novembro. Os interessados poderão realizar as suas inscrições (GRATUITAS) às 14h30 no local. Lembrando que as vagas são limitadas, serão disponibilizadas 20 vagas.

WORKSHOP: Danças Urbanas
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Data: 12/11/2015 (Quinta-feira)
Horário: 15h


*INSCRIÇÕES GRATUITAS No local às 14h30.
Vagas limitadas. (20 pessoas)

mais

Recife recebe o Lançamento do livro Nelson Triunfo: Do Sertão ao Hip Hop.

08/11/2015

Nelson Triunfo é Dançarino, Coreógrafo, Educador Social, Pai do Hip Hop no Brasil.

No próximo dia 14 de novembro de 2015(sábado), no Cais do Sertão, localizado na Av. Alfredo Lisboa no Recife Antigo, Nelson Triunfo e Gilberto Yoshinaga está presente para o Lançamento do livro Nelson Triunfo: Do Sertão ao Hip Hop.

Conheça mais sobre a sua vida e obra:
www.facebook.com/NelsonTriunfo
http://nelsontriunfo.blogspot.com/

Nelson Triunfo: Do Sertão ao Hip Hop.
O livro apresenta a trajetória artística e de vida de Nelson Gonçalves Campos Filho, mais conhecido como Nelson Triunfo. O trabalho também inclui ricas informações sobre o desenvolvimento dos bailes de soul e funk nos anos 1970 e da cultura hip-hop no Brasil.

Mais informações sobre o livro:
http://www.nelsontriunfo.com/

mais

FESTCRUA - Festival de Cultura de Rua também terá a FINAL do BRADAN PE 2015

07/11/2015

BRADAN PE 2015 – BRASIL BREAK DANCE PERNAMBUCO 2015

No dia 15 de Novembro de 2015 (Domingo), no Parque de Santana, situado no Bairro de Casa Forte, no Recife, haverá um Festival Cultural de Hip Hop para celebrar a Grande Final do evento BRADAN Pernambuco 2015 – Brasil Break Dance Pernambuco, um campeonato pernambucano de breaking, na modalidade 2x2 e o Festival Cultura de Rua, o CRUA (criado pela CUFA Pernambuco e a empresa Arte e Ação).

Na final do BRADAN 2015 serão conhecidos os três primeiros lugares do campeonato. Serão 8 finalistas, que foram definidos na Etapa Seletiva que ocorreu em setembro, também no Recife.

O Festival Cultura de Rua – CRUA – Será um evento com apresentação de DJ’s e Rapper’s, além de apresentações culturais referentes a cultura de rua (Skate, Bike, Frevo, Le parkour, Malabares e outras.), feira de exposição de artesanato, workshops, rodas de diálogo, oficinas culturais (basquete de rua, futebol freestyle e graffiti), e um grande show musical de Rap.

 


mais

20º Festival Internacional de Dança do Recife

13/10/2015

Confira a Programação através do link:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/46,61/2015/10/06/internas_viver,602160/divulgada-a-programacao-do-festival-internacional-de-danca-do-recife.shtml

mais

Primeira Seletiva do BRADAN Pernambuco 2015 - Etapa Seletiva

28/09/2015

No último domingo, 27/09, aconteceu a Primeira Seletiva do BRADAN - Campeonato Pernambucano de Breaking, na modalidade de batalha 2x2. A Etapa contou com 32 duplas vindas do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Gravatá, Garanhuns e até mesmo duplas dos estado da Paraíba e Alagoas. 

Fomentado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA),  após seleção pública ocorrida em 2014, o evento ocorreu no Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo. Parceiro da CUFA Pernambuco nesta ação, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. Nesta atividade, a instituição alargou seus horizontes e abriu espaço para o breaking. 

O clima bem descontraído entre os competidores foi uma marca da seletiva. Eles estavam em uma competição, mas a integração, amizade e respeito entre eles predominou durante todo momento. Mas não foi só de dança e batalha que a etapa foi composta. As atividades começaram desde as 9h da manhã, com muitos ensinamentos através de rodas de diálogo e palestras, com a presença de convidados. Um deles foi Cleiton Rocha, conhecido como Kakko (MG), que participou como jurado convidado nesta Etapa Seletiva. Kakko já foi B-boy, e atualmente é Grafiteiro e Rapper. Além desta atuação artística, Kakko é especialista em palestras transversalizando a cultura Hip Hop e a prevenção ao uso e abuso de substância psicoativas e também Coordenador da Cufa Uberlândia - MG.

Na programação, a Seletiva do BRADAN Pernambuco também contou com a presença dos jurados convidados Eder Barbosa (RS) e Alisson Onilio (PR), dois experientes e vitoriosos B-boys. De Pernambuco, estavam presentes Sérgio Ricardo, o "Sociólogo das Favelas" e Presidente da Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco (também Coordenador de Produção do BRADAN PE 2015) e Cesar Cronenbold, Presidente da CUFA Pernambuco e Coordenador Geral do BRADAN PE 2015. 

No período da tarde, com o sorteio definido e as duplas prontas, deu-se o início das batalhas. Emoção, ansiedade, alegria, um mix de sentimentos tomavam conta dos participantes. Aline Mariano (Secretaria de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas - SECOD) e  equipe estiveram presentes para apreciar as apresentações.  A Patrulha Escolar, parceira desta e de outras ações da CUFA Pernambuco, também estava presente, no apoio ao evento e com o Major Cláudio prestigiando a atividade. Contamos, ainda, com a presença de Ronan Drummond, da Rede Globo Nordeste.

A partir das 16h, ocorreu uma intervenção artística na Praça do Arsenal, com a presença dos competidores. Foi a Ocupação Danças Urbanas, que levou breaking para o público em geral. O espaço será mais uma ação da CUFA Pernambuco, promovendo as danças urbanas, e será realizado mensalmente.

Ao término da Etapa ficamos conhecendo as 8 (oito) duplas finalistas do BRADAN PE 2015, que farão a grande final no dia 15 de Novembro de 2015, no Parque Santana, localizado no Bairro de Casa Forte no Recife. A lista segue abaixo:

DUPLA 1
Perninha e Barruan

DUPLA 2
Sinistro e Loko

DUPLA 3 
Cabu e Tuchê

DUPLA 4
Rixx e Mustang

DUPLA 5
Pitchula e Leônidas

DUPLA 6
Chester e Invictos

DUPLA 7
Nininho e Power Flex

DUPLA 8
Jonas Flex e Bronx

A final da competição será em 15/11/15 e promete ainda mais emoção... 
Para maiores informações, consultem o site: http://www.dancasurbanas.com.br/
Esta matéria contou com informações de Guilherme Dias, da Coordenação de Marketing da CUFA Pernambuco)

mais

CONCURSO CULTURAL: DANCE SUA HISTÓRIA

27/09/2015

CONCURSO CULTURAL: DANCE SUA HISTÓRIA

O Concurso Cultural "Dance sua História" oferecido pela KHOROS, produtora de vídeo especializada em dança, tem como objetivo explorar o processo criativo de dançarinos pernambucanos através da videodança. 

A Khoros selecionará as 12 melhores narrativas. Os vencedores contarão algum fato marcante da sua vida apenas através da performance e nós daremos o toque de cinema a todas elas. 

Quer concorrer? Manda uma e-mail para khorosprodutora@gmail.com com o título Concurso "Dance sua História" para receber o formulário e as regras para participação.

Mas atenção! Só receberemos os formulários preenchidos até o dia 24 de outubro de 2015!!! Se liguem na data e leiam com atenção todos os critérios de participação!

Fan Page: https://www.facebook.com/khorosprodutora

mais

BRADAN PE 2015 - Etapa Eliminatória.

21/09/2015

Está chegando a hora. Vai começar o Brasil Break Dance Pernambuco - BRADAN PE 2015, um campeonato Pernambucano de Breaking na modalidade de batalha 2x2. É domingo, dia 27/09, às 8h30 no Paço do Frevo.

O Paço do Frevo recebrá esse evento. Localizado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música. Sem dúvida um ótimo e inspirador lugar para o evento. 

O momento contará com Workshop de Produção Cultural em Danças Urbanas, palestras sobre o evento e seu regulamento, o sorteio das duplas para as batalhas, as batalhas eliminatórias e por fim, um momento de dança na Praça do Arsenal, em frente ao Paço do Frevo.

Os jurados para essa etapa já estão confirmados. (Veja matéria no site: www.dancasurbanas.com.br)

As duplas classificadas para o BRADAN PE 2015 para a etapa seletiva já está disponível no site www.dancasurbanas.com.br e nas fanpage da Cufa Pernambuco. É fundamental a pontualidade das duplas no horário de chegada às 8h30am no local do evento. O não comprimento dessa regra pode ocasionar punições na competição.

mais

LISTA DAS DUPLAS CLASSIFICADAS PARA O BRADAN PE

19/09/2015

DUPLA 1

Geybson Alves Silva de Lima 

Diego Henrique da Silva Pereira 


DUPLA 2

Dayvson José Aguiar de Godoi 

Everton Barbosa Coutinho 


DUPLA 3

Christopher Alex Bernardo Da Silva Lima 

José Fabrício De Lima 


DUPLA 4

Bruno José Rodrigues 

Wellington de Oliveira Silva 

DUPLA 5

Esdlas Jerônimo Barbosa 

José Carlos Pereira júnior 


DUPLA 6

Ramon Fernandes Quaresma da Costa 

Wellington Leonidas da Silva 


DUPLA 7

Janabel Tavares 

Wesley de Lima 


DUPLA 8

Roberto Ferreira da Silva Filho 

Daniel Evangelista da Silva 


DUPLA 9

Valdino José da Silva Neto 

Weverson Boanerges de Lemos 


DUPLA 10

Juan Felipe Ortega Da Silva 

Vinicius Miguel da silva


DUPLA 11

Alexandre Nunes dos Santos 

Cleiton Stringline Alves 


DUPLA 12

Erick de Andrade 

Rodolfo Lopes 


DUPLA 13

Thiago Moura Matos e Silva 

Flavio Luiz Leão de Oliveira 


DUPLA 14

Elisson Bruce Feirreira da Silva 

Marcelo Giovane de Moraes 


DUPLA 15

Gustavo Aurelio de Barros Ferreira 

Felipe Norberto da Silva 


DUPLA 16

Moises Silva do Nascimento 

Willams Henrique de Barros Ferreira 


DUPLA 17

Eduardo Friedl

Gustavo Guilherme dos Santos 


DUPLA 18

Silvano Rafael dos Santos

Willamys Sales 


DUPLA 19

Gabriel Ramyres Santos Silva

Bruno Ferreira de Lima 


DUPLA 20

Felipe Vasconcelos do Nascimento

Leandro Araújo da Silva 


DUPLA 21

Fabricia Santos Alves da Rocha 

Isabelle Maria Santos Alves da Rocha 


DUPLA 22

Jonas David Gomes Silva 

Wallisson Dantas Leandro 


DUPLA 23

Lucas Matheu Mariano de Araujo 

Rodrigo Almeida 


DUPLA 24

Emerson da Hora Marques 

Rozivaldo Santos da Silva 


DUPLA 25

Romário José Félix de Melo

Deyvson Cristiano de Oliveira Cabral 


DUPLA 26

Bruno Felipe Silva de Lima 

Wnadson Marcio Soares da Costa 


DUPLA 27

Diego Felipe de Andrade Rodrigues 

Weslley Sron da Cunha 


DUPLA 28

Wiharley da Silva Januario 

Marcio Lopes Gosmão 


DUPLA 29

Devyd Cordeiro Wanderlei 

Allandellon Barbosa da Silva 


DUPLA 30

Paulo José de Lima

Davi Ferreira da Silva


DUPLA 31

Matheus Rodrigues Cunha Pontes

Lucas Ferreira Machado


DUPLA 32

Emerson de Jesus Soledade

Richard Playton Mercês da Silva 

 

mais

Conheça os Jurados Nacionais.

19/09/2015

Conheça os Jurados Nacionais!

 

Alisson Onilio da Silva Paganini

 

Bboy e Produtor Cultural, integrante do Grupo de Breaking Donos da Rua e atua no Estado do Paraná e no Brasil há 13 anos. Vem se destacando por suas vitórias e participações, bem como um atuante no fortalecimento e contribuição para a Cultura Hip Hop na região. Organizador da B5 (Batalha do Cincão) e idealizador do Boombox na Rua.

 

 

Cleiton Rocha dos Santos (Kakko)

 

Dançarino desde 1989, três vezes (1991/1992/1993) ganhador do Festival de Dança do Triângulo (O segundo melhor festival do pais). Compositor de Rapper desde 1993, Grafiteiro e Coordenador da CUFA Uberlândia. Especialista em palestras transversalizando a cultura Hip Hop e a prevenção ao uso e abuso de substância psicoativas

 

 

Eder João Barbosa

 

Bboy há 16 anos, integra o grupo Fanatics Bboys há 8 anos. Organizador do Confronto Final há 6 anos na cidade de Bento Gonçalves - RS .Coleciona prêmio como Bboys na Peleia 2010 (3º lugar) Bboys Arte 2009 (2º lugar) Bboys Ataque 2008 (3º lugar), Duplo Balanço 2015 (1º lugar). Jurado no Evento Eliminatória do Confronto Final 2012 e já realizou alguns workshops.


#‎BRADANPE2015‬
‪#‎CampeonatoPernambucanodeBreaking‬
‪#‎modalidade2x2‬

mais

Mostra de Danças Urbanas Ginga B.boys e B.girls

16/09/2015

As Danças Urbanas enquanto parte integrante do Movimento Cultural Hip Hop é uma das mais crescentes redes sociais que se expandiu e vem agregando adolescentes e jovens, principalmente das grandes metrópoles do Brasil e do mundo. É uma cultura formada predominantemente por pessoas historicamente excluídas socialmente, aonde através dela a juventude vem encontrando meios de se expressar artisticamente, fortalecer sua autoestima, gerar renda e assim, reivindicar seus direitos enquanto cidadãos no que se refere a seu espaço na sociedade. A Mostra de Danças Urbanas Ginga B.boys e B.girl visa propiciar e fortalecer a cidadania ativa, autoestima, fortalecimento da identidade, sociabilidade através do protagonismo juvenil com jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social oriundos dos bairros da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco e de outros Estados do Nordeste. E que vem acontecendo desde 2008 como atividade especial durante a Programação do Festival Internacional de Dança do Recife, chegando em 2014 a sua 8° edição. Surgiu de uma articulação política entre a Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco que de forma organizada reivindicou a participação dessa ação no FIDR. E que vem mobilizando a cada ano diversos grupos de Danças Urbanas do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste, atraindo em média mais de mil pessoas a cada edição, sendo considerada uma das principais ações que atualmente movimenta e fomenta o protagonismo artístico das Danças Urbanas no Estado de Pernambuco e no Nordeste. A importância dessa ação se justifica pela necessidade de ampliação da formação de novas plateias e o emponderamento da dança de rua enquanto elemento da cultura popular de inclusão social e fortalecimento da cadeia produtiva ligada ao Movimento Cultural Hip Hop Pernambucano e Nordestino. E com isso fomentar o protagonismo artístico, cidadania e geração de renda a partir de um campeonato de dança de rua. Interagindo conceitos e atitudes em diferentes aspectos, bem como promover a solidariedade, identidade e autoestima direcionadas para a juventude oriunda dos bairros pobres e de periferia do Grande Recife e do Nordeste. O público alvo se constitui em crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos de todas as idades do bairro de Boa Viagem e adjacências estipulado em torno de duas mil pessoas. O evento contará com a participação de 16 equipes de Break e 16 dançarinos de Popping, DJ’s STANLEY, BETO e PRETAONE. E dos MC’s CHITOS E LULA DIAS. Além da apresentação do espetáculo da Companhia de Danças Urbanas STEP EVOLUTION CREW.  As atividades acontecerão dias 23 e 24 de outubro das 16h às 21h no Parque Dona Lindu, Recife/PE.


Local: Teatro Luiz Mendonça - Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife/PE.

Data: 23 e 24/10/2015

Horário: a partir das 16h até às 21h

 

mais

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

13/09/2015

ENCERRAMOS AS INSCRIÇÕES!

Com muito sucesso, encerramos as inscrições para o BRADAN PE 2015. PARABÉNS as duplas inscritas e aguardem o resultado dia 19 de setembro, através do sitewww.dancasurbanas.com.br


#ChegaBRADANPE2015

mais

BRADAN PE 2015

09/09/2015

BRADAN PE 2015 - Campeonato Pernambucano de Breaking, na modalidade de batalha 2x2, abre inscrição para Bboy's e Bgirl's dos Estados
de Alagoas e Paraíba.

mais

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

04/09/2015

ATENÇÃO:
INSCRIÇÕES PARA O BRADAN PE 2015 FORAM PRORROGADAS.
INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 12 DE SETEMBRO.

Bboys e Bgirls, agora vocês tem ainda mais tempo para inscrever sua dupla e participar desse campeonato Pernambucano de Breaking, na modalidade 2x2.

O meio para se inscrever continua os mesmo, através de site: www.dancasuurbanas.com.br
_______________

AVISO IMPORTANTE para as duplas do Interior:

AS DUPLAS CLASSIFICADAS, mediante PRÉ-SELETIVA do BRADAN PE 2015, que forem do interior, terão os seguintes benefícios:
- ALOJAMENTO EM RECIFE
- REFEIÇÃO
- TRANSPORTE*

*Transporte (roteiro): TIP para o alojamento. Alojamento para o local do Evento. Do Evento para o TIP 


mais

Workshop: Movimentos que Embalam Vidas.

03/09/2015

Virginia (Bgirl Juniper Lee) irá ministrar um Workshop, no Paço do Frevo, em Recife. O Workshop vai acontecer no dia 12/09 (Sábado) das 15h às 18h. O momento é para um público misto de 14 a 35 anos, dançarinos ou não dançarinos. O valor do investimento para o Workshop é de R$25,00 (vinte e cinco reais).


O Workshop: Movimentos que Embalam Vidas, trata-se de um aulão de bboying, com uma introdução da cultura Hip Hop e seus comencos, alongamentos, dicas de alimentação, fundamentos e dança. O Workshop oferecerá certificado. 

mais

Projeto Sócio cultural - Cidadania no Morro

15/08/2015

Através da união de alguns amigos residentes no Ibura, zona sul do Recife, que dançavam individualmente ou participavam de outros grupos (mais conhecidos pelo seguimento como CREW), surgiu a Step Evolution, formada por pessoas que tinham o desejo de expressar seu corpo e sentimentos através do break, intencionados em desenvolver a arte não só como meio de distração e entretenimento, mas como ferramenta de transformação social e pessoal para os envolvidos no grupo. Munidos de conhecimento histórico do hip hop, a Step Evolution desenvolve em suas performances, movimentos e fundamentos tradicionais da “TRUE SCHOOL” (Verdadeira Escola), mesclando em suas técnicas novos elementos e adaptando-os à realidade local através da junção com vários ritmos de nossa cultura. O grupo surgiu em 8 de julho de 2009 contendo 13 integrantes em sua primeira formação, e já participou de diversas apresentações locais e nacionais. Em sua formação atual o grupo possui 16 integrantes, dando andamento à suas ações e atividades artísticas e sócio-educativas. O diálogo, a disciplina e a determinação fazem parte da formação do grupo que propõe difundir o breaking de maneira ousada e própria, elevando sempre a cultura do hip hop e de paz. O Hip Hop tem demonstrado ao longo de sua existência que é importantíssimo enquanto instrumento pedagógico que pode auxiliar em ações educativas desenvolvidas em escolas públicas. A Step Evolution foi e é constituída por pessoas que tem o desejo de trabalhar arte, não só como meio de distração e entretenimento, mas como ferramenta de transformação social e pessoal para os envolvidos no grupo. Munidos de conhecimento histórico do hip hop, a Step Evolution desenvolve em suas performances, movimentos e fundamentos tradicionais da “TRUE SCHOOL” (Verdadeira Escola), mesclando com suas técnicas novos elementos e adaptando-os à realidade local através da junção com vários ritmos de nossa cultura, como movimento Mangue Beat que tem como percussor Chico Science. 

Ações Desenvolvidas:

- Aulas expositivas sobre o movimento da cultura hip hop;

- Oficinas teórico-prática de dança de rua/Break e Danças Regionais;

- Aulas de empoderamento social;

- Promoção de debates e reflexão sobre a existência do preconceito de gênero,

racial e social.

 

Público Alvo:

Jovens/adultos do sexo masculino e feminino, com faixa etária de 08 a 40 anos,
reeducandos e reeducandas que cumprem pena por estarem em conflito com a lei e que
são matriculados nas escolas públicas situadas no espaço interno das unidades
carcerárias, incluindo também comunidades da região metropolitana do Recife.

 

Local de Realização:
Escola Professor Jordão Emerenciano, Ur-2 Ibura.
Endereço: AV. ANGRA DOS REIS - SN. Bairro: IBURA. Telefone(s): (81)34756172

Contato:

Fan page: https://www.facebook.com/pages/Step-Evolution-Crew/295089274010781?ref=hl
Levi Costa: 985514786/ 994046631

mais

Lançamento: BRADAN PE e o Site Danças Urbanas

30/07/2015

Segunda-feira (27/07), no Parque de Santana, na cidade do Recife, aconteceu o lançamento do BRADAN - Brasil Break Dance, Campeonato Pernambucano 2015 de Dança de Rua. Criado e realizado pela CUFA (Central Única das Favelas), o BRADAN vai ter, em 2015, sua terceira edição estadual (Pernambuco). As inscrições serão realizadas única e exclusivamente através do site www.dancasurbanas.com.br. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 5 de Setembro de 2015. Serão selecionadas 29 duplas que farão a etapa seletiva no dia 27 de Setembro, para assim conhecer as duplas finalistas que disputaram o pódio na grande final,  no dia 15 de Novembro de 2015. 

Este evento marcou mais duas grandes parcerias da Cufa Pernambuco, uma com o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) e a outra com a SECOD (Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas).

Outros parceiros da Cufa Pernambuco estiveram presentes no evento, como as ONGS Formando o Amanhã (Coelhos), Projeto Ensinando e Aprendendo (Tamandaré), Cores do Amanhã (Totó); Organizações voltadas ao Hip Hop, tais como: Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco, Atravessando o Jordão e Viaduto Prazeres Hip Hop.

O Lançamento contou com o pocket show do Rapper Long MC, do DJ Leo Lira e apresentações de breaking, capoeira e uma intervenção de Graffiti no local, tudo isso com a cobertura ao vivo da Rede Globo Nordeste.

Segundo o Coordenador de Marketing e Mídias Sociais da Cufa Pernambuco, Guilherme Dias, “A CUFA Pernambuco continua agregando e fortalecendo parcerias”.

Assessoria de imprensa CUFA Pernambuco

mais

Lançamento do site Danças Urbanas de Pernambuco

27/07/2015

Hoje, dia 27/07, será o lançamento do primeiro site de Danças Urbanas de Pernambuco. A partir das 12h, acesse e confira. Fiquem atentos que em breve muitas informações.

mais