Quem Somos

DANÇAS URBANAS

As Danças Urbanas é uma das mais crescentes redes sociais que se expandiu e vem agregando seguidores principalmente das grandes metrópoles do mundo. Originaram-se nos Estados Unidos, surgiu do povo, das festas de quarteirão. Contemplam os estilos Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões. Sua história remonta as décadas de 30 e 40, onde negros pertencentes às fazendas do Sul dos EUA migraram para os grandes centros do norte do país, trazendo o blues como música rural e a música soul - que falava do sentimento deles em relação a Deus em encontros religiosos. Nos anos 60, James Brown através da música funk, surge com letras diferentes que falavam de sexo, dança e festa fugindo do contexto religioso e criando um ritmo mais animado que chamavam de bounce, fazia uso dos instrumentos de sopro e os metais eram forte na música, tornando-se um ritmo revolucionário denominado de Funk que passa caracterizar uma identidade pelo modo de se vestir, cantar e dançar.

O funk torna-se também uma influência para o surgimento das primeiras manifestações das danças urbanas a qual o Locking que é uma dança clássica catalogada como a primeira manifestação das danças urbanas, caracterizada por movimentação rápida dos braços em música funk, assim como movimentos de “travar” os joelhos, produzindo a impressão de uma ruptura, congelando em certas posições e depois continuando rápido como antes. Foi inventada por Don Campbell no programa americano Soul Train. Enquanto o locking estava sendo criado na cidade da Califórnia, a dança break nasce na cidade do Bronx entre jovens afro-americanos e latinos influenciados pela música funk e por músicos da época, queriam dançar e como não possuíam recursos para frequentar clubs, acabou indo para as ruas. “Reuniam-se, juntavam caixas (na época as geladeiras vinham em caixas de papelão) e dançavam em cima do papelão, tinham a influência da salsa e também das danças de salão latinas, dos filmes do Bruce Lee”. Outra vertente é o Popping criado por Boogaloo Sam, natural de Fresno (Califórnia). Num sincronismo de braços e pernas o popping estiliza o pipocar (pipocas estalando) de movimentos. Boogaloo Sam também fora o criador do estilo boogaloo style em meados de 70.

Passado todo esse tempo desde seu surgimento às danças urbanas vem se caracterizando em uma poderosa influência na formação de milhares de jovens, independentemente de fatores como raça ou condição social. Em que dentre sues objetivos está o compromisso em melhorar o lugar em que vivemos através da arte, cultura e educação. Carrega consigo os ensinamentos da Cultura Hip Hop definidos pela paz, união, consciência, atitude, e diversão como parte da constituinte da promoção da Cidadania e Cultura de Paz.