O nascimento do breakdancing é geralmente atribuído ao pioneiro do hip-hop, DJ Kool Herc, que nos primeiros anos da década de 1970 deu origem ao gênero através dos “breaks” – as seções percussivas e pesadas de baixo de músicas clássicas de funk e soul, incluindo as de James Brown. Os dançarinos eram especialmente enérgicos durante esses breaks, então Kool Herc começou a incentivar os b-boys durante suas apresentações, conversando com eles através do microfone enquanto repetia os breaks de percussão.

Até o final dos anos 1970, o breakdance era uma parte completa da cultura hip-hop na cidade de Nova York, especialmente no Bronx e em Manhattan, e entre os jovens negros e porto-riquenhos. Em 1977, vários breakers se uniram para formar o Rock Steady Crew; os membros originais incluíam Richard “Crazy Legs” Colón, Kenneth “Ken Swift” Gabbert e Santiago “JoJo” Torres.

No início dos anos 1980, o breakdance foi impulsionado para o centro das atenções da mídia mainstream quando o Rock Steady Crew apareceu em vários filmes, incluindo “Flashdance”, “Wild Style” e “Breakin'”. O breakdance então explodiu em popularidade em todo o mundo, tanto como forma de arte quanto como esporte. Hoje, existem grandes comunidades de breakdance em todo o mundo, de Paris, na França, a Tóquio, no Japão. Vários países sediam competições internacionais anuais de breakdance, e o breakdance fará sua estreia nas Olimpíadas em 2024.